YANNI DANNIELY - CAICÓ/ RN

Acesse: http://www.radiorural.com/ ! De segunda à sexta te faço companhia na 95 fm! Das 07 às 08h leio as reflexões postadas aqui no blog no programa DE BEM COM VIDA. Confira!!Obrigada por seu acesso! Volte SEMPRE!!!







segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um jovem recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra distante. Recebeu também o melhor cavalo do reino para levá-lo na jornada. No dia viagem o soberano ao se despedir disse-lhe: - Cuida do mais importante e cumprirás a missão! Assim, o jovem preparou o seu alforje, escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada à cintura, sob as vestes. Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava sequer em falhar.
Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças. Para cumprir rapidamente sua tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Assim, exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava da sela e nem da carga, tampouco se preocupava em dar-lhe de beber ou providenciar alguma ração.
Um dia alguém vendo os maus tratos do animal disse-lhe: - Assim, meu jovem, acabarás perdendo o animal. E ele respondeu: - Não me importo, tenho dinheiro. Se este morrer, compro outro. Nenhuma falta fará Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre animal não suportando mais os maus tratos, caiu morto na estrada. O jovem simplesmente o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé.
Acontece que nessa parte do país havia poucas fazendas e eram muito distantes umas das outras. Passadas algumas horas, ele se deu conta da falta que lhe fazia o animal. Estava exausto e sedento. Já havia deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois lembrava da recomendação do rei: - Cuide do mais importante!
Seu passo se tornou curto e lento. As paradas, freqüentes e longas. Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde, caiu exausto no pé da estrada, onde ficou desacordado. Para sua sorte, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, o encontrou e cuidou dele. Ao recobrar os sentidos,encontrou-se de volta em sua cidade.
Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e com a maior desfaçatez, colocou toda a culpa do insucesso nas costas do cavalo "fraco e doente" que recebera e disse: - Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuidar do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti, não perdi uma sequer. O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu, mostrando completa frieza diante de seus argumentos. Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado.
Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia: "Ao meu irmão, rei da terra do Norte. O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifique o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia na jornada. Se porém, perder o animal e apenas guardar as pedras,não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".
Comparamos esta história com o ser humano que segue sua jornada na vida, tão preocupado com seu exterior, isto é, com os bens, que tudo guarda como se fosse ouro, esquecendo de alimentar sua alma e espírito com a alegria e o amor de Deus.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Uma categoria explorada, uma gente decisiva. Sua tarefa é dobrada, nem por isso se esquiva. Faz um trabalho fundamental, que não é reconhecido. Trabalha sem igual, faz seu viver ser querido.
Tão antiga profissão, especialista na família tratar. Trabalha com o coração, se duplica pra ajudar. Faz papel de mãe e amiga, conselheira e guardiã. Inicia tantos jovens na lida, Professora e Cidadã.
Compreende a Sociedade, sabe que existe a exploração. Se posiciona com seriedade, não admite discriminação. Com a velhice é respeitosa, tem o amor filial. Com as crianças é carinhosa, possui o dom maternal.
De tudo é reconhecida, exigente em Justiça e Direito. Sua glória é merecida, atende no mais bem feito. Tem a visão do futuro, acompanha todo acontecer. Tem o pensamento maduro, luta, por amor ao viver.
Humilde e esforçada, todo tempo a se dar. Consciente e determinada, sempre pronta pra lutar. Trabalha no seu total, uma só em todos os lugares. Mulher muito especial, porque cuida de dois lares.
Plenamente companheira, tem consciência da História. Mãe, irmã, amiga e Guerreira, tão maravilhosa trajetória. Ela sabe que faz seu caminho, de razão tem o coração cheio. Por trabalhar com amor e carinho, tornou-se Rainha do Lar Alheio.
Azuir, Carlos, Ronaldo, Telefonia e Turma do Social. Cezarrs da FEF e Sílvio do IF. Unicam

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aconteceu enquanto eu esperava por um amigo no aeroporto. Procurando localizar meu amigo no portão de desembarque, notei um homem que vinha com duas malas. Ele parou perto de mim para cumprimentar sua família. Primeiro, ele abraçou o filho mais novo (talvez 6 anos de idade). Eles trocaram um longo e carinhoso abraço. E então se separaram o suficiente para olhar um ao outro. Foi quando eu ouvi o pai dizer: - É tão bom te ver, filho. Eu senti tanta falta de você!
O filho sorriu e, meio acanhado, respondeu suavemente: - Eu também, papai! Então o homem se levantou, contemplou os olhos do filho mais velho (talvez 9 ou 10 anos) e disse: - Você já está um homenzinho. Eu te amo muito, Zach! E também trocaram um longo e fraterno abraço. Enquanto isto acontecia, um bebê estava excitada nos braços da mãe. O homem, segurando delicadamente no queixo da menina, disse: - Olá minha gatinha!
E pegou a criança suavemente. Ele a beijou no rosto e a apertou contra o peito. A pequena menina relaxou imediatamente e simplesmente deitou a cabeça no ombro dele e ficou imóvel em pura satisfação. Depois ele entregou a filha aos cuidados do mais velho e declarou: - O melhor por último. E deu em sua esposa o beijo mais longo e mais apaixonado que eu me lembro de ter visto. Ele a olhou nos olhos por alguns segundos e então silenciosamente declamou: - Eu te amo tanto! Olharam-se nos olhos, enquanto abriam grandes sorrisos segurando-se pelas mãos. Por um momento eles me pareceram recém casados, mas pela idade das crianças ficava claro que não eram.
Eu senti um incômodo de repente, era como se eu estivesse invadindo algo sagrado e fiquei embasbacado ao ouvir minha própria voz nervosamente perguntar: - Emocionante! Quanto tempo os dois tem de casado? - São 14 anos. Ele respondeu, sem desviar o olhar do rosto da esposa. - Bem, então, quanto tempo você esteve fora? O homem, finalmente, virou e olhou para mim, ainda irradiando um sorriso jovial. - Dois dias inteiros!
Dois dias? Fiquei atordoado. Pela intensidade da saudação, tinha concluído que ele tivesse se afastado por pelo menos várias semanas, se não meses. Eu sei que minha expressão me traiu. Eu disse quase imediatamente, procurando terminar minha intrusão com alguma graça (e voltar a procurar por meu amigo): - Eu espero que meu casamento seja ainda apaixonado depois de 12 anos!
O homem deixou de sorrir de repente. Ele me olhou diretamente nos olhos, e com uma expressão séria que até me assustou, respondeu: - Não espere, amigo... DECIDA! Então seu sorriso brilhou novamente, me deu um aperto de mão e disse: - Deus lhe abençoe! Com isso, viraram-se, ele e a família, e saíram. Eu ainda estava observando aquela excepcional família caminhando para longe da vista quando meu amigo surgiu e perguntou: - Ei! Está olhando o que? Sem hesitar eu respondi: - Meu futuro. Aqui está a bela lição de que tudo depende de nós e que podemos lutar por um futuro melhor e cheio de amor ao lado da nossa família, acreditamos que tudo é exatamente como a gente quer.
O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem. Valorize o que você tem, dê valor as pessoas que realmente gostam de você. Dê mais ênfase as coisas alegres, minimize a tristeza. “A dor é inevitável, sofrimento é opcional”. Não sofra por aquilo que ainda nem aconteceu, talvez o problema nem seja tão grande quanto pensamos.
E se grande ele for, tenha a humildade de admitir que precisa de ajuda. Desabafe, escute o que outras pessoas tem a lhe dizer, peça um abraço. Perdemos muito tempo nos preocupando com fatos que, muitas vezes só existem em nossa mente. Não dê tanta importância a coisas tão banais. Brigue menos, discuta menos, evite estresses. Tudo, tudo é passageiro, nada vai permanecer para sempre. Não tente entender as pessoas ou que elas fazem, apenas as aceitem da maneira que são. Ninguém é perfeito. Entenda que assim como você, os outros também possuem defeitos e estão passivos a erros
.
Celso Henrique

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escute, filho: enquanto falo isso, você está deitado, dormindo, uma mãozinha enfiada debaixo do seu rosto, os cachinhos louros molhados de suor grudados na fronte. Entrei sozinho e sorrateiramente no seu quarto. Há minutos atrás, enquanto eu estava sentado lendo meu jornal na biblioteca, fui assaltado por uma onda sufocante de remorso. E, sentido-me culpado vim para ficar ao lado de sua cama. Andei pensado em algumas coisa, filho:
Tenho sido intransigente com você. Na hora em que se trocava para ir à escola, ralhei com você por ter atirado alguns de seus pertences no chão. Durante o café da manhã, também impliquei com alguma coisa. Você derramou o café fora da xícara. Não mastigou a comida. Pôs o cotovelo sobre a mesa. Passou manteiga demais no pão. E quando começou a brincar e eu estava saindo para pegar o trem , você se virou, abanou a mão e disse: "Tchau, papai" e, franzindo o cenho, em resposta lhe disse: "Endireite esses ombros!"
De tardezinha tudo recomeçou. Voltei e quando cheguei perto de casa vi-o ajoelhado, jogando bolinha de gude. Suas meias estavam rasgadas. Humilhei-o diante de seus amiguinhos fazendo-o entrar na minha frente. As meias são caras - se você as comprasse tomaria mais cuidado coma elas! Imagine isso, filho, dito por um pai! Mais tarde, quando eu lia na biblioteca, lembra-se de como me procurou, timidamente, uma espécie de mágoa impressa nos seus olhos? Quando afastei meu olhar do jornal, irritado com a interrupção, você parou à porta: "O que é que você quer?" perguntei implacável.
Você não disse nada, mas saiu correndo num ímpeto na minha direção, passou seus braços em torno do meu pescoço e me beijou; seus braços foram se apertando com uma afeição pura que Deus fazia crescer em seu coração e que nenhuma indiferença conseguiria extirpar. A seguir retirou-se, subindo correndo os degraus da escada. Bom, meu filho, não passou muito tempo e meus dedos se afrouxaram, o jornal escorregou por entre eles, e um medo terrível e nauseante tomou conta de mim. Que estava o hábito fazendo de mim? O hábito de ficar achado erros, de fazer reprimenda - era dessa maneira que eu o vinha recompensando por ser uma criança. Não que não o amasse; o fato é que eu esperava demais da juventude. Eu o avaliava pelos padrões da minha própria vida. E havia tanto de bom, de belo e de verdadeiro no seu caráter. Seu coraçãozinho era tão grande quanto o sol que subia por detrás das colinas. E isto eu percebi pelo seu gesto espontâneo de correr e de dar-me um beijo de boa noite. Nada mais me importa nesta noite, filho. Entrei na penumbra do seu quarto e ajoelhei-me ao lado de sua cama, envergonhado! É uma expiação inútil; sei, se você estivesse acordado, não compreenderia essas coisas. Mas amanhã eu serei um papai de verdade!
Serei seu amigo, sofrerei quando você sofrer, darei risadas quando você sorrir. Morderei minha língua quando palavras impacientes quiserem sair pela minha boca. Eu irei dizer e repetir, com se fosse um ritual: "Ele é apenas um menino - um menininho!" Receio que o tenha visto até aqui como um homem feito. Mas olhando-o agora, filho, encolhido e amedrontado no seu ninho, certifico-me de que é um bebê. Ainda ontem esteve nos braços de sua mãe, a cabeça deitado no ombro dela. Exigi muito de você, exigi muito.
O que atrapalha os relacionamentos são as expectativas. Estamos sempre projetando no outro atitudes que teríamos, comportamentos que aprovamos, reações que julgamos mais adequadas. E, quando o outro foge ao script, nos decepcionamos, ficamos frustrados. Com o acúmulo, a seqüência dessas experiências desastrosas, não demora muito e estamos exaustos, a relação desgastada, um ínfimo deslize pode provocar uma avalanche. Aceitar as pessoas como elas são é a melhor forma de evitar desapontamentos. Mas, para isso, é preciso saber como elas são. E também, deixar claro para elas o que você espera delas. Conhecer, se deixar conhecer. Nós, as mulheres, temos o defeito de não expressarmos inequivocamente as regras do jogo. Queremos que nossos parceiros adivinhem o que nos vai por dentro. Não importa o quanto um homem ame uma mulher, ele nunca será capaz de entendê-la plenamente. Nós mesmas, às vezes nos surpreendemos, sonhando com coisas para as quais nunca antes havíamos sequer olhado. Converse com ele, isso vai ajudá-la até a se entender melhor. Diga o que gostaria de ganhar no natal, diga-lhe como gostaria que ele a tratasse quando você estiver na TPM ou com uma violenta enxaqueca, deixe claro para ele os comportamentos dele que a incomodam. Não é criar aquele clima que todo homem detesta de “precisamos conversar”... Ao contrário, deixe esses assuntos fluírem naturalmente, enquanto dividem uma taça de sorvete. E aproveite para também ouvi-lo, conhecê-lo. Este entendimento mútuo irá tornar a relação muito mais prazerosa para ambos. Muito provavelmente, ambos sairão de uma conversa dessas com vontade de mudar algumas de suas características para agradar o outro. E certamente, muito mais preparados para lidar com aquelas características do outro que ele assumidamente não será capaz de mudar. E isso não vale apenas para os parceiros. Vale também para qualquer tipo de relação: com os pais, os filhos, irmãos, amigos, empregados... Se sua sogra costuma interferir na sua relação com os seus filhos, se seu irmão tem o hábito de pegar seus discos emprestados sem aviso, se aquela amiga andou dando mole pro seu namorado... Converse, esclareça seus pontos de vista. Esteja preparado para ouvir também. E ajude. Se seu filho sempre esquece seu aniversário e isso a entristece, peça a alguém para lembrá-lo. Se a empregada não tira o limo do boxe ou as teias de aranha dos cantinhos, deixe os produtos necessários à mão, crie uma rotina: toda quinta-feira é dia de tirar o limo e as teias. Com suas expectativas dentro do real, o risco de uma decepção será muito menor e suas relações, muito mais enriquecedoras e felizes. Porém, algumas pessoas são realmente impossíveis de aceitar como elas são. Elas, definitivamente, estão muito aquém das suas expectativas e não se mostram interessadas em mudar. Neste caso, talvez seja hora de repensar mesmo a relação. E pôr um ponto final nela. Pois, se as expectativas exageradas podem destruir um bom relacionamento, um mau relacionamento pode arrasar com todas as suas expectativas de vida. Nena Medeiros

segunda-feira, 23 de abril de 2012



Quando você sentir aquela sensação de aperto no coração, profunda tristeza e vontade incontrolável de chorar, não se tranque no quarto para chorar e se entregar à inércia, ao desânimo, ao desejo de nada fazer. Não se entregue.

Ao perceber os primeiros sinais, procure imediatamente distrair a mente; será mais fácil vencer o infeliz impulso logo no início. Saia para um pequeno passeio, para uma conversa amigável, procure alguma atividade no próprio lar, escute, cante e dance alguma música alegre; enfim, ocupe a mente, evitando concentrar-se.

Não permita que sentimentos de desagrado e de inconformação com a vida na atualidade e, muito menos com o passado, perturbem você e se transformem em idéias fixas, que lhe trarão mais infelicidade.

Arranquemos de nossos corações as mazelas causadoras de nossos sofrimentos; só assim conquistaremos a paz que tanto almejamos.


A melhor coisa que você pode dar ao inimigo, é o seu perdão.

Ao adversário, sua tolerância.

Ao amigo, sua atenção.

Ao filho, bons exemplos.

Ao pai, sua consideração.

A mãe, comportamento

que a faça sentir orgulhosa.

A todos os homens, caridade.

A você próprio, respeito.

Certo dia, um professor atento ao comportamento dos seus alunos observou certos comportamentos acompanhados de sentimentos não elevados e propôs uma atividade a eles no intuíto de ajudá-los. Chamou a todos e pediu que levassem uma sacola e algumas pedras, de vários tamanhos e formas para a próxima aula.

No dia seguinte, orientou que cada um escolhesse uma pedra e escrevesse nela o nome de cada pessoa de quem sentiam mágoa, inveja, rancor ou ciúme.

A pedra deveria ser escolhida conforme o tamanho do sentimento. Quando terminaram a tarefa, o professor pediu que colocassem as pedras na sacola e a carregassem junto ao corpo para todos os lugares onde fossem, dia e noite e se alguma pessoa viesse a lhes causar sofrimento intenso, eles poderiam substituir a pedra por uma maior. E se uma nova pessoa os magoasse, deveriam escolher uma nova pedra, escrever o nome dela e colocar na sacola e quem resolvesse o problema com algumas das pessoas podiam retirar a pedra com o respectivo nome e lançá-la fora.

Cada um pegou sua sacola, algumas ficaram cheias e pesadas, mas ninguém reclamou. Com o passar dos dias, o conteúdo das sacolas aumentou em vez de diminuir e o iincômodo de carregar aquele peso se tornava cada vez mais evidente.

Os dias foram passando e os alunos começaram a mostrar cansaço e tristeza porque estavam sendo privados de muitos movimentos com o peso das pedras e alguns ferimentos surgiram, provocados pelas saliências de algumas pedras.

Para não esquecer a sacola em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles. Não suportando mais os alunos pediram uma reunião com o professor e falaram que não dava mais para continuar a experiência.

O professor então, falou-lhes com sabedoria:
- Essa experiência foi criada para lhes mostrar o tamanho do peso espiritual que a mágoa, a inveja, o rancor ou o ciúme, ocasionam. Quem mantém esses sentimentos no coração, perde precioso tempo na vida, deixa de prestar atenção em fatos importantes, além de provocar enfermidades como conseqüência.

E continuou:
- Esse é o preço que se paga todos os dias para manter a dor e os sentimentos negativos que desejamos guardar conosco. Agora a escolha é sua. Vocês têm duas opções: jogam fora as pedras ou continuam a mantê-las diariamente, desperdiçando forças para carregá-las. Se vocês optarem pela paz íntima terão que se livrar desses sentimentos negativos.

Um a um, os alunos foram se desfazendo das pesadas sacolas, e todos foram unânimes em admitir que estavam se sentindo mais leves, em todos os sentidos.

A proposta era de deixar com as pedras os ressentimentos que cada uma delas representava. E isso dava a cada um a sensação de alívio. Por fim todos se abraçaram e confessaram que naquele gesto simples descobriram que não vale a pena perder tempo e saúde carregando um fardo inútil e prejudicial.

domingo, 22 de abril de 2012



Que os sonhos nao te roubem a realidade
mais que a realidade nao te proiba de sonhar
Que o amor nao te faça sofrer
mais que o medo da dor
nao te proiba de amar...



Eu tinha dez anos quando encontrei, entre minhas colegas, a primeira amiga de verdade. A nossa amizade tornou-se a coisa mais importante para mim, entretanto, eu era de natureza exclusivista e me sentia violentamente enciumada sempre que ela manifestava interesse por alguma coisa que nada tivesse a ver comigo. Minha mãe compreendeu o que estava ocorrendo.

Um dia ela chamou-me para ver uma ninhada de pintinhos que havia acabado de sair do ovo. Fiquei encantada, eram umas coisinhas lindas, feitas de suave veludo cor-de-ouro; em meu entusiasmo, colhi um deles na mão, mas, apertei-o com tanta força, que por um pouco, não o sufoquei.

Ele, naturalmente lutou para escapar até que, desvencilhando-se, correu para longe de mim. Mamãe notou o meu desapontamento e disse:
- Pegue um outro, mas procure segurá-lo suavemente. se você o prender com muita força, por instinto, ele vai querer fugir.

Fiz uma segunda tentativa e o pintinho aninhou-se quietinho na palma de minha mao. Senti-me muito feliz e sorri para mamãe.

E então ela me disse:
- Sabe, meu bem, as pessoas, neste mundo, são como esses pintinhos, quando agarramos com muita força aqueles que amamos, tentando aprisioná-los em nossa mão, eles, naturalmente, não se sentem bem e lutam por readquirir a liberdade, como fez o primeiro pintinho que você pegou, mas se os colocamos na palma da mão, sem fechar os dedos, de modo que sintam apenas o nosso calor, percebem logo que não desejamos aprisioná-los, pelo contrário, apenas aquece-los com um pouco de nós mesmos, sem a pretensão de exigir-lhes nada e isso foi o que sucedeu com o segundo pintinho.

Aquilo me impressionou muito e guardei a lição. Nao quero dizer que deixei de sentir ciúmes, ainda sou um pouco exclusivista... pois isso faz "parte da natureza humana", todavia quando o exclusivismo fala mais alto em meu espírito, controlo-me mentalizando a figura daquele pintinho na palma da minha mão.

Foi assim que aprendi a manter junto de mim aqueles que, pensando seriamente, desejo que permaneçam perto do meu coração... sempre!!!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012



Verdadeiro Conhecimento


Rafi finalmente fora escolhido por seu mestre para aprender os grandes ensinamentos. Não podia conter-se de tanta alegria. Havia lutado tanto, por tantas vidas, para chegar a este momento... e agora, podia ver o mestre, esperando-o para irem às montanhas sagradas e lá encontrarem-se com outros mestres e conhecer a verdade que rege todas as coisas, sentir Deus...

Os dias se passaram e Rafi aprendeu muito sobre o céu e a terra, e estava em êxtase.... sentia ser o próprio amor, a própria luz. Estava embriagado de vida e alegria.

Após o encontro terminar, Rafi voltou com seu mestre para o mosteiro e os dias se passaram sem que o mestre ouvisse a voz de Rafi que estava muito silencioso, não falava com ninguém. Suas gargalhadas desapareceram do mosteiro e sua presença era misteriosa, cheia de desconfiança.

Um dia o mestre o chamou para uma conversa:
- Rafi vejo que silenciaste completamente e trazes um olhar desconfiado para com teus irmãos neste mosteiro. O que está acontecendo contigo?

Rafi olhou surpreso para seu mestre e lhe respondeu:
- Mestre, estou cuidando daquilo que aprendi. Sinto que devo proteger esta nova luz que habita em meu ser para não sofrer ameaças vindas de outras pessoas ou do meu próprio ego.... sinto medo de perder tudo que aprendi nas montanhas. Por isso, silencio e neste silêncio, sem falar com ninguém, sinto estar mais seguro.

O mestre conhecendo tão bem seu discípulo, disse:
- Esta bem Rafi, que assim seja.

E quando Rafi estava saindo dos aposentos de seu mestre, pode ver em cima da escrivaninha um livro dourado, muito antigo. Parecia muito especial e perguntou:
- Mestre, quais os assuntos que este livro aborda? Parece ser muito especial...

O Mestre que já previa o que acontecimento disse:
- Rafi, este livro é um livro sagrado, o que foi presenteado pelos mestres superiores, os mesmos das montanhas que há pouco visitamos. Neste livro estão as grandes revelações e servem de belas ferramentas para que possamos lapidar cada vez mais nossa consciência e trazer mais luz ao que ainda se faz obscuro.

- Mestre, por que não me falou antes sobre este livro? Quando poderei lê-lo? -

Cheio de sabedoria o Mestre respondeu:
- Poderás lê-lo meu caro Rafi, mas só quando aprenderes a compartilhar o teu amor com os teus irmãos. De nada vale o conhecimento sem que este possa servir ao teu próximo. Se aprendes e compartilhas, o que aprendes se fará cada vez mais forte e presente em teu ser. Mas, se aprendes e guardas só para ti por medo e falta de confiança, estes corroerão tudo que aprendeste, restando para ti apenas a solidão e o gosto amargo do egoísmo.


E concluiu:
- Crescer é compartilhar. Amar é dar amor. Ter paz é dar a paz. Para conhecer Deus é necessário ser como Deus, completamente entregue às Leis da Integração... agora vai e só voltes quando te sentires pronto para ler este livro!!.



Está na hora do despertar da humanidade.
Bom dia!

Que haja discernimento correto na opção da vida
.
Que conheçamos os três venenos temíveis a serem evitados: a ganância, a raiva e a ignorância, nos seus disfarces mais variados.
A maioria de nós demora a perceber o próprio envenenamento.
Devem ser apiedadas, orientadas e não apedrejadas.

Não queimem bandeiras.
Não joguem pedras.
Não gritem insultos.
Não condenem pessoas, mas situações.
Podemos juntos transformar a maneira de ser dos habitantes da Terra.
Com isso modificaremos o habitat.
Faremos daqui o local, não da espera, mas do chegar.
Onde se fica bem.
Onde a vida cuida com cuidado uns dos outros.
No afago ao recém nascido
A benção da esperança.
Tudo será diferente,
Pois tudo que queremos aqui mesmo se alcança.

Monja Coen



Não tente despertar em mim, ciúmes, seria a forma mais rápida pra eu ir embora, tenho outros sentimentos mais nobres e interessantes que posso dar-te.




O Ciúme


Ao deixar a roupa suja no lugar apropriado, tropecei no diário da minha irmã de 13 anos. Logo pensei: o que eu faço agora? Eu sempre tive ciúme de minha irmã caçula.

Seu sorriso charmoso, sua personalidade cativante e muitos outros talentos ameaçavam meu lugar como filha principal. Eu competia com ela silenciosamente e via crescer suas habilidades naturais.

Por conseqüência, nós raramente nos falávamos. Eu procurava oportunidades para criticá-la e superar seus feitos. Agora seu diário estava aos meus pés. Eu não pensei nas conseqüências.

Não levei em conta a sua privacidade, a moralidade de minhas ações, nem seus sentimentos, apenas saboreei a chance de encontrar segredos suficientes para sujar a reputação de minha concorrente. Raciocinei que seria meu dever como irmã mais velha, verificar suas atividades.

Apanhei o livro do chão e o abri. Folheei as páginas, procurando por meu nome, convencida de que descobriria tramas e calúnias. Quando encontrei, o sangue gelou em meu rosto. Era pior do que eu suspeitava.

Senti-me fraca e sentei-me no chão. Não havia nenhuma conspiração, nenhuma difamação, havia uma descrição sucinta de si mesma, de seus objetivos e de seus sonhos seguidos por um curto resumo da pessoa que mais a inspirava.

Eu comecei a chorar... eu era sua heroína. Admirava-me por minha personalidade, minhas realizações e, ironicamente, por minha integridade... queria ser como eu. Tinha me observado por anos, quieta, maravilhando-se com minhas escolhas e ações.

Eu parei a leitura, golpeada pelo crime que havia cometido. Eu tinha perdido tanta energia para mantê-la fora do meu caminho... Agora eu violara sua confiança lendo as sérias palavras que minha irmã tinha escrito, me pareceu derreter uma barreira gelada em meu coração e eu desejei conhece-la de verdade.

Eu podia finalmente pôr de lado a insegurança estúpida que me manteve longe dela por tanto tempo.

Naquela tarde, quando consegui me sustentar sobre as próprias pernas decidi ir até ela. Mas desta vez para conhecer em vez de julgar, para abraçar em vez de lutar. Para viver como verdadeiras irmãs.

Por vezes temos agido como crianças com relação às pessoas que nos cercam. Imaginamos que não gostam de nós, que desejam nossa infelicidade, nossa queda.

Importante não estabelecer pré-julgamentos em nenhuma situação, por mais que os fatos conspirem a favor. Nem sempre será possível descobrir os sentimentos dos outros pelas aparências.

Há pessoas que não conseguem exprimir seus sentimentos e dão impressão de frieza ou indiferença.Por essa razão é que o pré-julgamento seria altamente prejudicial.

Assim sendo, se for preciso imaginar os sentimentos dos outros, façamos esforços para imaginar sempre o melhor. O ciúme produz o câncer da suspeita transformando os sonhos de sua esperança em pesadelo cruel que se converte em enfermidade demorada, a lhe corroer interiormente.

quarta-feira, 18 de abril de 2012



Um grande navegador passava pela costa de uma ilha que ele nunca visitara. Como aquela rota era caminho dos antigos piratas, resolveu ancorar sua embarcação a fim de explorar um pouco a ilha e, quem sabe, encontrar nela um tesouro escondido.

Ao desembarcar, ficou maravilhado com tanta beleza natural. Logo iniciou a busca de alguma pista que o levasse ao possível tesouro. Não demorou muito para perceber uma marcação no tronco de uma arvore, indicando medidas e local de algo que poderia vir a ser um tesouro enterrado.

Entusiasmado com a descoberta, prosseguiu em sua busca até chegar ao local indicado. Segundo as instruções, uma arvore precisava ser derrubada e depois era necessário cavar cinco metros abaixo de sua raiz para atingir o tesouro. Feito isso, o navegador encontrou uma caixa de metal contendo muito ouro.

Feliz com sua descoberta, procurou voltar ao navio levando consigo o tesouro. Como o ouro pesava muito, cortou alguns troncos de arvore, amarrou-os e colocou o tesouro em cima para assim poder chegar até onde o navio estava ancorado.

Na volta para casa, já bem distante da ilha, foi pego de surpresa por uma tempestade. Mesmo sendo um navegador experiente, não conseguiu controlar a embarcação e acabou naufragando.

Desesperado, pensou em como salvar o ouro, mas logo percebeu que aquele momento o mais importante era a sua sobrevivência. Assim teve que desprezar o ouro, que afundou junto com o navio. Sobrou apenas, flutuando no meio do mar, a madeira que ele havia cortado para transportar o tesouro ate o navio. Foi graças a ela que o navegante se salvou.

Enquanto aguardava por socorro, ele se manteve boiando, agarrado aos troncos. Nesse momento ele pensou:
"O ouro, ao qual eu dava tanto valor, foi para o fundo do mar. Se eu tivesse me agarrado a ele, também teria afundado. Entretanto os troncos das arvores, que eu julguei não terem valor algum, salvaram a minha vida.

Algumas vezes aquilo a que você se apega é justamente o que o está afundando. Só depois de uma tempestade é que você vai descobrir o que vale a pena ser valorizado ou desprezado.

terça-feira, 17 de abril de 2012



DIETA DA ALEGRIA

Não guarde mágoas.
Guarde lembranças.
Não chore lembranças.
Recorde alegrias.
Não viva do passado.
Aproveite o presente.
Não fuja do agora.
Prepare o amanhã.
Você pode e deve escolher o roteiro da sua vida.
Apague o que já passou, não retorna mais.
Refaça seu acervo de lembranças.
As más relegue ao esquecimento.
As boas dê ainda mais brilho.
Faça a dieta da alegria: Um sorriso a cada manhã.
E um agradecimento ao final do dia.
..



Hoje é um dia especial...
Todos os dias são especiais,
Mas o hoje é mais especial
Pois você está presente nele.
Pra que ficar quebrando a cabeça
Por motivos do passado e do futuro!
Faça desse Especial um espetáculo de emoções.
Não perca tempo
Faça de cada segundo que passa
Uma nova conquista.
Não deixe que o tempo te alcance,
Não pare, esperando que magias revelem seus truques...
Não desperdice sua vida em pensamentos,
Pois a vida é um risco,
Onde arriscamos ficar ou não
Presos a indecisões e dúvidas.
Abrace a vida sem pensar...
Nas coisas que não precisam ser pensadas
Pois já estão claras...
Viva o Hoje, não pense mais no ontem
E nem no Amanhã pois:
ONTEM é passado
AMANHÃ mistério
HOJE é uma dádiva, por isso chamado
Presente!!!




Palavras Para Um Grande Amor

Se o amor for grande,
A espera não será eterna,
Os problemas não serão dilemas,
E a distância será vencida.

Se a compreensão insistir,
As brigas fortalecerão-nos,
Os fatos farão-nos rir,
E os diálogos marcarão-nos.

Se o respeito prevalecer,
Os carinhos serão doces e suaves,
Os beijos profundos e cheios de valor,
E os abraços calorosos e confortantes.

Se a confiança existir,
A dúvida se extinguirá,
As perguntas serão respondidas,
E as palavras poderão ser ditas.

Talvez não seja um amor eterno.
E não é um amor doentio,
Nem um amor ideal.
Mas um amor verdadeiro.

Aquele que vence as barreiras
Impostas pela vida e pelas ocasiões.
Aquele que não teme a escolha,
E faz a opção de simplesmente
Ser intensamente vivido.

(Myrian Sartori)


Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.

Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.

Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos.

Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...

Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.

Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.

Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.

Às vezes, dá tudo, tudo errado!

Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...

Parece que você caiu e não consegue levantar...

Está a ponto de perder o ar...

Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.

Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.

E aí... Você pode mudar a sua vida!

Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.

Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.

Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.

Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido.

Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!

Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.

Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...

Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.

Encare-os de frente. Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...

Confie! Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...

Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida.

Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...

Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho...

A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...

quinta-feira, 12 de abril de 2012



A luz que me guia é beeem mais forte,que os olhos que me cercam! Falar de mim é fácil. Quero ver viver minha vida, passar pelo que eu passo, aguentar os absurdos q aguento e ainda assim...conseguir sorrir. Ninguém é obrigado a gostar de mim. Mas existe uma coisa chamada respeito. Não vou enlouquecer, nem me matar, nem desistir. Pelo contrário: Vou ficar ótima! E incomodar bastante ainda. Poooois...não choro minhas perdas, nem temo a inveja e o olho gordo que me rodeiam. Sou de Deus! Quem não é que se cuide!



Temos ouvido falar que rir é o melhor remédio. Agora um recente estudo de uma universidade japonesa confirma a velha sabedoria. Este relatório afirma que a gargalhada aumenta nossa tolerância à dor, reduz os riscos de um ataque cardíaco, reduz níveis de tensão e incentiva nossos sistemas de imunidade. Peritos dizem que quando rimos nós aumentamos a produção de células que nos ajudam a enfrentar coisas como o frio, por exemplo.

Então, que tal passar algum tempo dando boas risadas com aqueles que você ama?

Lembre-se, sua família em primeiro lugar!



Principalmente no casamento, é sábio pensar primeiro e então... pensar novamente... e aí sim dizer o que está na sua cabeça. Por exemplo, seu marido esquece-se de colocar o lixo para fora pela centésima vez, ou deixa o portão da garagem aberto depois que você já pediu que o fechasse quando ele chega em casa. Bem, antes da bronca, espere. Pense sobre o que você dirá e como você dirá. O objetivo deve ser ajudar seu marido a entender onde você quer chegar e quais são as suas expectativas. Pense primeiro... fale mais tarde.

Lembre-se, sua família em primeiro lugar!



Dois alunos de uma faculdade em New York passaram quase dois anos escutando as pessoas na rua. As pessoas lhes falavam sobre seus problemas, suas alegrias, suas esperanças e sonhos. Muitas pessoas em sua comunidade estão desesperados por alguém que apenas lhes escute. Muitos estão sós e querem apenas ser ouvidos - pessoas em asilos, em hospitais, talvez o cidadão da próxima porta ou o menino ou a menina de uma família de pais solteiros. Olhe ao redor e empreste uma orelha onde for preciso. E preste muita atenção, talvez esta necessidade esteja dentro de seu lar.

Lembre-se, sua família em primeiro lugar!



Quando se apaixona, é fácil perder o sentido de razão.
É importante ter algumas diretrizes para ajudar a manter o equilíbrio entre emoções e lógica.
O romance diz, "eu quero agora!"
A sabedoria aconselha paciência.

O romance diz, "Deixe o sentimento decidir o que acontece".
A sabedoria o conduz a perseguir um relacionamento resoluto.

O romance diz, "Aproveite a fantasia".
A sabedoria o chama a basear suas emoções e percepções na realidade. Viu a diferença?

Lembre-se, sua família em primeiro lugar!


A Tristeza Que Fere


O homem chegou em casa, naquela noite, trazendo o mau humor que o caracterizava há alguns meses. Afinal, eram tantos os problemas e as dificuldades, que ele se transformara em um ser amargo, triste, mal humorado.

Colocou a mão na maçaneta da porta e a abriu. A luz acesa na cozinha iluminava fracamente a sala que ele adentrou. Deteve o passo e pôde ouvir a voz do filho de seus quatro anos de idade:
- Mamãe, por que papai está sempre triste?

- Não sei, amor, respondeu a mãe, com paciência. Ele deve estar preocupado com seus negócios. O homem parou, sem coragem de entrar e continuou ouvindo:
- Que são negócios, mamãe?

- São as lutas da vida, filho.

Houve uma pequena pausa e depois, a voz infantil se fez ouvir outra vez: - Papai fica alegre nos negócios?

- Fica, sim, respondeu a mãe.

- Mas, então, por que fica triste em casa?

Sensibilizado, o pai de família pôde ouvir a esposa explicar ao pequenino: - Nas lutas de cada dia, meu filho, seu pai deve sempre demonstrar contentamento. Deve ser alegre para agradar o chefe da repartição e os clientes. É importante para o trabalho dele. Mas, quando ele volta para casa, ele traz muitas preocupações. Se fora de casa, precisa cuidar para não ferir os outros, e mostrar alegria, gentileza, não acontece o mesmo em casa.

- Aqui é o lar, meu filho, onde ele está com o direito de não esconder o seu cansaço, as suas preocupações.

A criança pareceu escutar atenta e depois, suspirando, como se tivesse pensado por longo tempo, desabafou:
- Que pena, hein mãe? Eu gostaria tanto de ter um pai feliz, ao menos de vez em quando. Gostaria que ele chegasse em casa e me pegasse no colo, brincasse comigo. Sorrisse para mim. Eu gostaria tanto...

Naquele momento, o homem pareceu sentir as pernas bambearem. Um líquido estranho lhe escorreu dos olhos e ele se descobriu chorando. Meu Deus, pensou. Como estou maltratando minha família.

E, ainda emocionado, irrompeu pela cozinha, abriu os braços, correu para o menino, abraçou-o com força e lhe convidou:
- Filho, vamos brincar?

Não há quem não tenha problemas, lutas e dificuldades. Compete, no entanto, saber administrá-las de forma a que elas não se tornem um fantasma de tristeza, um motivo de auto-compaixão.

Mesmo porque ninguém tem somente coisas ruins em sua vida. Ao lado das lutas constantes, existem sempre as compensações que Deus providencia.

Ter um lar, esposa, filhos, família, pais amorosos é o oásis de paz que a divindade nos concede a fim de que restabeleçamos as forças para o prosseguimento do bom combate.

quarta-feira, 11 de abril de 2012



CONFIANÇA: Acredite em você, sempre, você é capaz, você pode, e se por acaso alguma dúvida aparecer, procure informações, pesquise, pergunte, só assim suas dúvidas desaparecerão, não tenha medo, tenha dúvidas, elas fazem parte do aprendizado, lembre-se, a confiança em si mesmo é fundamental para o alcance dos objetivos.
Sérgio Pinheiro




Leonilda era briguenta, irresponsável e, principalmente, teimosa. Todos da redondeza evitavam muita conversa com ela, pois qualquer palavra mal empregada era completamente interpretada de outra maneira.

Aparecia de repente nas festinhas e sempre queria ser a estrela. As poucas amigas se sentiam sem jeito de repreendê-la, mas não era bem quista, embora muito bonita, chamava a atenção, principalmente pelos seus belos olhos, cabelos loiros compridos, bem tratados, deixando no ar por onde passava aquele perfume gostoso de jasmim.

Orlando se encantava com aquela jovem, mesmo sabendo como ela era. Era uma atração que ele mesmo não sabia definir. Suas irmãs já o haviam alertado, mas foi embalde.

Começaram a se encontrar nas festinhas, depois em lugares ermos, e aconteceu o desastre: Leonilda lhe comunica que estava esperando um filho e não o queria de maneira alguma.

- Já imaginou o meu corpo como vai ficar? Você pensa que vou agüentar ficar em casa, olhando criança, suportar seus choros? Não, meu caro, vou tirar esse empecilho de qualquer maneira.

- Leonilda, pense bem. Logo que eu puder, vamos nos casar. Vamos ter esse filho que Deus nos deu.
- Nada disso, não quero, e chorava copiosamente.

Orlando, com carinho e amor, conseguia fazê-la serenar um pouco. Voluntariosa, não se conformava com a situação. Olhava para suas companheiras brincando e rindo, e se sentia mais infeliz. Se maldizia por ter se enamorado de Orlando.

- Ah! se não fosse ele, eu não estaria assim...

Esquecia até que seus pais nada sabiam, e que seria uma grande decepção para a família a notícia de que ela seria mãe.

Todos os seus encontros com Orlando não tinham mais graça. Se portava como se ele, somente, fosse culpado. O coitado não sabia mais o que fazer.

Havia arranjado mais um emprego para arcar com aquela responsabilidade. Mesmo sabendo como era Leonilda, tinha adoração por ela. Às vezes, ela se mostrava meiga e atenciosa, e outras, agressiva.

Orlando, com paciência, contornava esse gênio impetuoso, pois ela também gostava dele. Não era aquele amor que ele queria que fosse, mas era o amor que ela nas suas extravagâncias podia oferecer.

Os meses passavam. As amigas achavam que Leonilda estava diferente. Usava roupas diferentes, ela que gostava de roupas justas, mostrando o corpo bem feito, usava agora blusões largos para disfarçar o seu estado.

Era preciso contar aos pais, mas ela não tinha coragem. Orlando se propôs a ir pedi-la em casamento. O Sr. Antonio, homem justo e bom, de há muito já desconfiava de que algo fora do normal estava acontecendo com a sua filha rebelde.
- Então, Orlando, você pretende casar logo? - Sim, senhor, o mais breve possível.

- Mas... já tem casa, como você vai se arrumar? Sei que você não ganha muito... - Estou já com outro emprego e acho que vai dar certo. Gosto muito de Leonilda e farei tudo para fazê-la feliz.

- Bem, meu rapaz; sei que você é um bom moço, de família conhecida, esforçado e conseguiu o que nós não conseguimos: mudar um pouco o gênio de Leonilda.
- Amo muito sua filha e espero que sejamos felizes.

Orlando não teve coragem de contar ao Sr. Antonio que Leonilda esperava um filho. Saiu dali mais tranqüilo. Deitou mais cedo, pois sentiu uma sonolência fora do comum.

Aos poucos foi sentindo que estava em outro lugar, numa região desconhecida: vasta vegetação de um verde multicor. Não sabia distinguir onde estava. Parecia um mundo novo, onde ele se sentia leve e despreocupado. Olhou para o seu corpo, para seu pijama e pensou:
- Estou é sonhando...

Mas era tão verdadeiro que não acreditava ser somente um sonho. À distância, algumas crianças brincavam.
- Que bom, logo teremos um filho, gostaria que fosse tão lindo como essas meninas.

Chegou mais perto. Uma menininha lhe chamou mais atenção. Chegou mais perto ainda. Ela saiu do grupo e, carinhosamente, lhe disse:
- Orlando, gostaríamos que você recebesse bem nossa irmãzinha Florinda. Será sua filha. Estamos felizes por você ter deixado ela viver. Será o encanto de sua vida e fará com que Leonilda mude o seu jeito de ser.

Orlando não acreditava no que ouvia. Como aquela criança sabia de sua vida? Não contara nem mesmo para sua mãe...

Despertou de repente, com o coração batendo forte, mãos trêmulas, pensamentos vários. De tudo se lembrava, principalmente do nome da criança que seria sua filha: Florinda. . E seria mesmo esse o nome que ela iria ter. Estava feliz.

Dois meses depois estavam casados. O Sr. Antonio havia lhes presenteado com uma de suas várias casas. Agradecida a Deus por tudo que estava recebendo e logo que Florinda nasceu, foi recebida com muito carinho por Leonilda que, no decorrer de sua vida, dizia a Orlando:
- Se não fosse você, eu teria matado a coisa mais preciosa de minha vida, a razão do meu viver, Florinda.
E a partir de então, Leonilda se tornou uma mulher generosa, compreensiva, amável, humana. Passou ajudar ao próximo e se tornou uma mulher admirada por todos.

terça-feira, 10 de abril de 2012



Se você que ser feliz, mande embora seu "severo juiz", ouça seu coração. Valorize o que sente e seja uma pessoa verdadeira. Assuma seus sentimentos. Só diga sim depois de sentir o que realmente quer. Não tenha receio de dizer não. Deixe de contar seus problemas aos outros e perguntar o que deve fazer. Confie em seus critérios. Você pode! Experimente.

Zíbia Gasparetto

• Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. Trecho do livro: Marley & Eu (pg. 258) – John Grogan


Deixe de lado esse baixo astral
Erga a cabeça enfrente o mal,
Que agindo assim será vital para o seu coração,
É que em cada experiência se aprende uma lição.

Quando tudo parecer que acabou e que não tem mais jeito. Erga a cabeça e continue andando,pois afinal sem as pedras q a vida nos da, não se pode construir um caminho firme!!!

Erga a cabeça, continue, tenha fé. Se aconteceu, foi pra você aprender alguma coisa. Se não aconteceu, foi algum livramento para você.

segunda-feira, 9 de abril de 2012



"Pois certamente uma das mais dificeis tarefas, é aprender a esquecer quem aprendemos a gostar, mas o Universo nos concede a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

Portanto não faça de seu coração uma estrada onde todos passam, mas sim um lugar onde só fica quem mereca. E não precisa retirar ninguém da sua vida, apenas reorganize as posições e inverta as prioridades, pois existe grande chance de sua vida só ir pra frente, quando deixar coisas e pessoas que te puxam pra tráz.. Faz sentido ?"

domingo, 8 de abril de 2012



POR QUE AS PESSOAS SOFREM?

— Vó, por que as pessoas sofrem?
— Como é, minha neta?
— Por que as pessoas grandes vivem bravas, irritadas, sempre preocupadas com alguma coisa?
— Bem, minha filha, muitas vezes porque elas foram ensinadas a viver assim.
—Vó...
—Oi...
— Como é que as pessoas podem ser ensinadas a viver mal? Não consigo entender. Na minha escola a professora só me ensina coisas boas.
— É que elas não percebem que foram convencidas a ser infelizes, e não conseguem mudar o que as torna assim. Você não está entendendo, não é, meu amor?
—Não, Vovó.
— Você lembra da estorinha do Patinho Feio?
— Lembro.
— Então... o Patinho se considerava feio porque era diferente. Isso o deixava muito infeliz e perturbado. Tão infeliz, que um dia resolveu ir embora e viver sozinho. Só que o lago que ele procurou para nadar havia congelado e estava muito frio. Quando ele olhou para o seu reflexo no lago, percebeu que ele era, na verdade, um maravilhoso cisne. E, assim, se juntou aos seus iguais e viveu feliz para sempre.
— O que isso tem a ver com a tristeza das pessoas?
— Bem, quando nascemos, somos separados de nossa Natureza-cisne. Ficamos, como patinhos, tentando aceitar o que os outros dizem que está certo. Então, passamos muito tempo tentando virar patos.
— É por isso que as pessoas grandes estão sempre irritadas?
— É por isso! Viu como você é esperta?
— Então, é só a gente perceber que é cisne que tudo dará certo?
— Na verdade, minha filha, encontrar o nosso verdadeiro espelho não é tão fácil assim. Você lembra o que o cisnezinho precisava fazer para poder se enxergar?
—O que?
— Ele primeiro precisou parar de tentar ser um pato. Isso significa parar de tentar ser quem a gente não é. Depois, ele aceitou ficar um tempo sozinho para se encontrar.
— Por isso ele passou muito frio, não é, vovó?
— Passou frio, fome e ficou sozinho no inverno.
— É por isso que o papai anda tão sozinho e bravo?
— Não entendi, minha filha?
— Meu pai está sempre bravo, sempre quieto com a música e a televisão dele. Outro dia ele estava chorando no banheiro...
— Vó, o papai é um cisne que pensa que é um pato?
— Todos nós somos, querida. Em parte.
— Ele vai descobrir quem ele é de verdade?
— Vai, minha filha, vai. Mas, quando estamos no inverno, não podemos desistir, nem esperar que o espelho venha até nós. Temos que exercer a humildade e procurar ajuda até encontrarmos.
— E aí viramos cisnes?
— Nós já somos cisnes. Apenas temos que deixar que o cisne venha para fora e tenha espaço para viver e para se manifestar.
— Aonde você vai?
— Vou contar para o papai o cisne bonito que ele é!
A boa vovó apenas sorriu!




A ação da amizade

Vez que outra, é bom nos determos, por alguns minutos, para refletir um pouco sobre a ação da amizade em nossas vidas.

A amizade é o sentimento que une as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar.

A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.

Inspiradora de coragem e de abnegação, a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas.

Há, no mundo moderno, muita falta de amizade!

O egoísmo afasta as pessoas e as isola.

A amizade as aproxima e irmana.

O medo agride as almas e as infelicita.

A amizade apazigua e alegra os indivíduos.

A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.

Na área dos amores de profundidade a presença da amizade é fundamental.

Ela nasce de uma expressão de simpatia e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma.

Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam.

Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.

Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa.

Discreta, se apaga, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa.

Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.

A amizade é fácil de ser vitalizada.

Cultivá-la, constitui dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra o êxito, se avança com aridez na alma ou indiferente ao enlevo da sua fluidez.

Quando passam os impulsos sexuais do amor nos cônjuges, a amizade fica.

Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união.

A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões, dá-nos até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é a meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.

* * *

Existe uma ciência de cultivar a amizade e construir o entendimento. Como acontece ao trigo, no campo espiritual do amor, não será possível colher sem semear.

Examine, pois, diariamente, a sua lavoura afetiva.

Irrigue-a com a água pura da sinceridade, do perdão, da atenção.

Sem esquecer jamais do adubo do amor, do carinho e do afeto.

Imite o lavrador prudente e devotado, e colherá grandes e precisos resultados.


A alegria do trabalho

Um grande pesquisador da alma humana, interessado em estudar os sentimentos alimentados no íntimo de cada ser, resolveu iniciar sua busca junto àqueles que estavam em pleno exercício de suas profissões.

Dirigiu-se, então, a um edifício em construção e ali permaneceu por algum tempo a observar cada um daqueles que, de uma forma ou de outra, faziam com que um amontoado de materiais fossem tomando forma de um arranha-céu.

Depois de observar cuidadosamente, aproximou-se de um dos pedreiros que empurrava um carrinho de mão, cheio de pedras e lhe perguntou:

Poderia me dizer o que está fazendo?

O pedreiro, com acentuada irritação, devolveu-lhe outra pergunta:

O senhor não está vendo que estou carregando pedras?

O pesquisador andou mais alguns metros e inquiriu a outro trabalhador que, como o anterior, também empurrava um carrinho repleto de pedras:

Posso saber o que você está fazendo?

O interpelado respondeu com presteza:

Estou trabalhando, afinal, preciso prover meu próprio sustento e da minha família.

Mais alguns passos e o estudioso acercou-se de outro trabalhador e lhe fez a mesma pergunta.

O funcionário soltou cuidadosamente o carrinho de pedras no chão, levantou os olhos para contemplar o edifício que já contava com vários pisos e, com brilho no olhar, que refletia seu entusiasmo, falou:

Ah, meu amigo! eu estou ajudando a construir este majestoso edifício!

* * *

Neste relato singelo, encontramos motivos de profundas reflexões acerca do trabalho.

Em primeiro lugar, devemos entender que o trabalho não é castigo: é bênção. Deve, por isso mesmo, ser executado com prazer.

E o meio de conseguirmos isso consiste em reduzir o quanto possível o cunho egoístico de que o mesmo se reveste em nosso meio.

O trabalho é lei da natureza, mediante a qual o homem forja o próprio progresso, desenvolvendo as possibilidades do meio ambiente em que se situa, ampliando os recursos de preservação da vida.

Desde as imperiosas necessidades de comer e beber, defender-se das intempéries até os processos de garantia e preservação da espécie, o homem se vê compelido à obediência à Lei do trabalho.

O trabalho, no entanto, não se restringe apenas ao esforço de ordem material, física mas, também, intelectual, pelo labor desenvolvido, objetivando as manifestações da cultura, do conhecimento, da arte, da ciência.

Dessa forma, meditemos no valor do trabalho, ainda que tenhamos que enfrentar tantas vezes um superior mal humorado, um subalterno relapso, porque as Leis Divinas nos situam exatamente onde necessitamos. No lugar certo, com as pessoas certas, no momento exato.

Convém que observemos a natureza e busquemos imitá-la, florescendo e produzindo frutos onde Deus nos plantou.

E, se alguém nos perguntar o que estamos fazendo, pensemos bem antes de responder, pois da nossa resposta depende a avaliação que as leis maiores farão de nós.

Será que estamos trabalhando com o objetivo de enriquecer somente os bolsos, ou pensamos em enriquecer também o cérebro e o coração?

quarta-feira, 4 de abril de 2012



Páscoa e semana santa são tempos de reflexão, mais do que chocolate, a pásco é época de refletirmos sobre o que é a fé, sobre a morte e a vida do homem que nos salvou.

Toda a semana santa é um periodo de reflexão, de elevar nossos pensamentos ao criador com a fé e a esperança de que o mundo pode ser melhor, de graças a aquele que se sacrificou ainda existe uma esperança para a humanidade.

Reflexão sobre a fé, sobre a vida, sobre o que realmente significa a páscoa.

Páscoa é vida, é ressureição, é renovação dos votos com Deus. Essa mensagem de reflexão sobre o que é a pascoa e semana santa é ideal para você exibir no domingo de páscoa, para enviar para seus amigos e familiares.



Uma coisa é importante: VIVER!

E é porque o importante é viver, que os pássaros voam e fazem seus ninhos, que as arvores crescem e pedem sol e água, que nos animais procuram seus alimentos.

Tudo clama pela vida, tudo quer viver. Viver é o grito de toda natureza. Nada é feito para a morte, tudo é feito para a vida. Se um ser morre e desaparece, é para que o outro ser tenha vida, e assim a vida continua e não tem fim.

Somos feitos para viver. Viver é o grito do coração humano. Embora a gente veja homens cansados, homens caindo sob o peso da vida, pessoas maldizendo a vida, temos que gritar: viva a vida! Vejo pessoas que não amam mais a vida. Mas não amam porque não tem olhos para ver, ouvidos para ouvir, mãos para sentir, coração para amar, Tudo nestas pessoas esta tapado e cego.

Quem abre seu coração sente um mar de vida passar pelos ares, um mar de vida que parte de outros corações. Só não ama a vida quem esta fechado em si mesmo, quem pensa ser o centro do mundo. Nossos olhos são feitos para ver ao nosso redor; nossos ouvidos, para ouvir a musica que esta em todo o universo; nosso coração, para sentir a vida e o palpitar da vida de outros corações; nossas mãos, para apertar outras mãos.

Ressurreição! Grito de Deus para os homens desanimados, os homens cansados, nos homens deitados no caminho da vida!

Ressurreição! Grito do Cristo ressuscitado, Deus que é a vida, e que nos chama para a vida, vida que não acabara jamais.

Fazer páscoa, significa passar o pessimismo para o otimismo, do olhar triste para o olhar alegre, da palavra destruidora para a palavra construtora e cheia de esperança, da confiança da vida para uma fé mais plena no que a vida pode dar. Isso é Páscoa!!!

É passar do mal para o bem, do egoísmo para o amor, da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus.

Ressurreição! Cristo que grita: viva a vida!

Cristo que grita: eu sou a vida, vinde a mim! Viva a vida!

Que o Cristo ressuscitado te cumule de bênçãos e graças por todo o sempre...

A verdadeira páscoa é aquela que trazemos em nossos corações.

Feliz Páscoa.


Páscoa se aproxima...A Páscoa que é passagem...

Mais uma vez, o sofrimento,os erros e a dor da humanidade ganham a redenção pelo perdão. Mais uma vez, é momento de estar em família e agradecer pela fé que nos sustenta e une.

Não quero celebrar a Páscoa de uma religião só, apesar de ter minha crença. Quero falar sobre o espírito da Páscoa que pertence a toda a humanidade.

Quero celebrar valores, muitas vezes esquecidos, como a fidelidade, a defesa da verdade, o respeito pelo irmão de qualquer cor, de qualquer raça, de qualquer diferença...

Quero celebrar a Páscoa de sentimentos que humanizam, como a compaixão e o perdão...

Quero celebrar a Páscoa que comemora a capacidade de amar e exalta a dádiva que Deus nos oferece, a cada dia, ao acordarmos: poder escolher uma nova vida.

Quero lembrar a Páscoa como um momento de reflexão sobre paradoxos da vida: traição e amor, perda e redenção, separação e união, morte e nascimento. Este paradoxo que nos faz perceber que tudo está em constante transformação, que também a dor tem um fim e que é possível renascer.

Convido você a celebrar esta Páscoa comigo, pois acredito que ela deva ser a Páscoa de todos nós!

segunda-feira, 2 de abril de 2012



Aconteça o que acontecer, esteja em paz com você mesmo. Aconteça o que acontecer, medite sobre a sua postura perante a vida, diante do seu próximo. Aconteça o que acontecer, esteja alerta aos seus sentimentos em relação a si e aos outros. Aconteça o que acontecer, esteja em paz com Deus, que o criou e que quer-lhe bem.

Aconteça o que acontecer, esteja feliz, porque a vida é a melhor escola para que você cresça. Aconteça o que acontecer, esteja em todos os corações com sua bondade, sua generosidade e sua doação. Aconteça o que acontecer, esteja ativa na vida, pois passiva e trancada, nada lucrarás, a não ser, a estagnação. Aconteça o que acontecer, ame, apoie, agasalhe, ajude ao próximo. Aconteça o que acontecer, esteja em paz.



Viver a pascoa é..

É ser capaz de mudar, É partilhar a vida na esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento É dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor É ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vence a morte." Desejo a você uma excelente PÁSCOA. Que além de muitos ovos de chocolate, VOCÊ possa também renascer e renovar!"





O medo e a confusão dominaram aqueles que tinham acreditado no poder do amor. Eles, que tinham aprendido a alegria de amar o próximo do Mestre que se fazia próximo daqueles de quem ninguém se aproxima: dos pobres, dos doentes, das prostitutas, dos marginalizados e marginalizadas.

O chão se desfez sob seus pés, a morte os atingiu... Estranho, porém, foi que a morte não os matou; algo extraordinário aconteceu: os olhos dos amigos e amigas, que haviam acreditado num mundo transformado pelo amor, reconheceram o Mestre esperado e proclamaram: Jesus é o Filho de Deus ressuscitado! E desde então, para eles e para nós, se coloca como vitória sobre a dor, opressão e morte, a certeza da ressurreição. Alegria, alegria, agora e para sempre. Amém! Feliz Páscoa!!!



No caminho da minha casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá. De longe, parecem cavalos normais, mas, quando se olha bem, percebe-se que um deles é cego. Contudo, o dono não se desfez dele e arranjou-lhe um amigo; um cavalo mais jovem. Mas, se observares, ouvirás um sino. Procurando de onde vem o som, verás que há um pequeno sino no pescoço do cavalo novo.

Assim, o cavalo cego sabe onde está o seu companheiro e vai para junto dele. Ambos passam os dias a comer e no final do dia, o cavalo cego segue o companheiro até ao estábulo. Tu percebes que o cavalo com o sino está sempre a ver se o outro o acompanha e, às vezes para, dando tempo para que o outro possa alcançá-lo. E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como o dono desses dois cavalos, DEUS não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos.

Às vezes somos o cavalo cego, guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas. Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar o seu caminho. E assim são os bons amigos. Não precisas de os ver, mas eles estão lá. Ouçam o meu sino… Eu também ouvirei os seus. Vivam de maneira simples, ame generosamente, cuidem com devoção, falem com bondade… E confiem, deixando o resto por conta de Deus. (Josué Guimarães )

domingo, 1 de abril de 2012

'A vida voa na sua cara, esbarra no seu rosto, suja sua vaidade, corrompe suas certezas e você não pode fazer nada. a não ser lavar o rosto e começar tudo de novo.'' Tati Bernardi



"Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida." (Fernando Pessoa)


A PISCINA E A CRUZ

Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e
molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho...
Alguém intrigado com aquele comportamento lhe perguntou qual a razão
daquele hábito.

O nadador sorriu e respondeu:
Há alguns anos eu era um professor de natação de um grupo de homens.
Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite, eu não conseguia dormir e fui à piscina para nadar um pouco.

Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube.
Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente.
Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.
Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem.
Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado.
Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus Cristo
tinha morrido para nos salvar pelo seu precioso sangue.
Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à Mente e
me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus Cristo.

Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.
Finalmente desci do trampolim fui até à escada para mergulhar na água.
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina.
Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido.

Tremi todo e senti um calafrio na espinha.
Se eu tivesse saltado seria meu ultimo salto.
Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida.

Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina,
confessei meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi
exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar.

Naquela noite fui salvo duas vezes, e para nunca mais esquecer,
sempre que vou à piscina molho o dedão do pé antes de saltar para a água.

Meus seguidores